Os tecidos e fitas técnicas TEADIT® são confeccionados a partir de distintos tipos de fibras e formas construtivas que lhes permitem, conforme a opção selecionada, atender a uma ampla gama de aplicações. A correta seleção da composição do material e construção conferirão sucesso completo em sua aplicação. Os tecidos são compostos de fios de urdume e trama, que são entrelaçados perpendicularmente. A forma deste entrelaçamento recebe as denominações de Armação, Desenho ou Padronagem. Para aplicações técnicas os desenhos tipo Tela e Sarja são os mais utilizados, em poucos casos utiliza-se o Cetim.
Os tecidos fabricados na padronagem tipo Tela possuem maior estabilidade dimensional pelo fato de ter um número elevado de pontos de ligação entre trama e urdume, sendo portanto utilizados em aplicações onde se necessita resistência ao esgarçamento (exemplo: luvas, aventais e painéis balísticos).
Os tecidos fabricados na padronagem tipo Sarja não possuem tão boa estabilidade dimensional quanto a tela, porém são melhores do que o Cetim. O número de pontos de ligação é dependente do tipo de Sarja (exemplo: Sarja 2/1, Sarja 3/1, etc.). Luvas fabricadas com tecidos de espessura elevada devem ser em Sarja, que proporcionará uma maleabilidade maior do que se fosse confeccionada em tela.
Em alguns casos são necessárias características no tecido que estão entre Tela e Sarja (boa estabilidade dimensional e maleabilidade), e a padronagem mais utilizada é o Raso Turco.
Os tecidos fabricados na padronagem tipo Cetim possuem pouca utilização em aplicações técnicas, eles tem a sua vez em casos onde uma boa moldabilidade é requerida.